terça-feira, 27 de outubro de 2009

Mas e quando o problema é não saber o que fazer com os braços e com as mãos?

Esse é um problema bem mais comum do que possamos imaginar. Tenho observado muito e percebo que basicamente as pessoas cometem dois erros gritantes quando estão de pé e não sabem o que fazer com os braços. O primeiro deles é colocar uma das mãos na cintura, ficando na posição que a Cláudia Matarazzo chamou no seu livro de: posição xícara de chá. E o segundo e pior erro, é colocar as duas mãos na cintura, imitando um açucareiro.

Geralmente, esse incômodo e desconforto, principalmente com as mãos, podem estar relacionados a uma personalidade tímida e insegura. E nesses casos, além desses erros, considerados mais comuns, podemos incluir na lista: colocar as mãos no bolso, ficar o tempo todo apertando algum objeto (é horrível pessoas que tem o péssimo hábito de ficar apertando aquelas canetas com as pontas retráteis), roer unhas, ficar o tempo todo colocando uma mexa ou até mesmo a franja do cabelo atrás da orelha, entre outros.

Se você quiser ser conhecido como uma pessoa elegante, esqueça que um dia fez algumas dessas coisas e não as pratique mais. Você só tem a ganhar!

Então, o que fazer? Procure imitar os jornalistas e ou apresentadores da televisão. Você parou para observar a maneira como eles se portam quando estão apresentando alguma matéria e ou documentário de pé? Eu já e vou contar pra você. Primeira observação que fiz: seus gestos são moderados e condizentes com o seu discurso. E a esse respeito, aprendi uma lição com uma pessoa muito especial e quero compartilhar tais ensinamentos com você:

“Uma gesticulação repetitiva e pobre cansa o interlocutor, além de transmitir uma imagem de pouca inteligência. Já uma gesticulação rica e diversificada, demonstra inteligência, conhecimento e o quanto a pessoa é culta”.

Em segundo lugar, eles mantêm as costas retas, os ombros erguidos, “barriga pra dentro” e os braços pendentes rentes ao corpo com suavidade. Suas mãos ficam à frente do corpo, abaixo da linha da cintura e, geralmente, uma apoiada na outra. Ah, às vezes estão segurando uma caneta, mas não ficam apertando-a. É apenas um truque para descarga da tensão.

Outra dica importante: aos homens, é permitido fazer isso com as mãos para trás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário