quarta-feira, 21 de outubro de 2009

ETIQUETA - Conceitos e Definições


O conceito técnico e encontrado nos livros e dicionários, diz mais ou menos o seguinte:

Etiqueta é a formalidade no trato social. Pressupõe urbanidade e respeito no trato entre pessoas, tanto no contato social, quanto no envolvimento profissional. (NUNES, 1999, p. 139)

E.ti.que.ta - (ê) sf (fr étiquette) 1) Conjunto de cerimônias adotadas na corte e na alta sociedade. 2) Trato cerimonioso. 3) O cerimonial da alta sociedade ou de outra que ridiculamente a queira imitar.

Porém, de todas as definições que já li, a que mais se aproxima do que acredito ser a verdadeira definição de etiqueta, foi escrito pela Cláudia Matarazzo, conceituada Consultora de Etiqueta, em seu livro: “Etiqueta sem frescuras” (Ed. Melhoramentos -1995):

Na verdade, etiqueta não é um conjunto de regras sem sentido que existem para complicar a nossa vida. A maioria dos seus preceitos está fundamentada em costumes testados e aprovados através de séculos, sempre baseados no bom senso. A etiqueta é um código de relacionamento, e, como tal, o seu conhecimento (e uso) só pode melhorar o nosso dia-a-dia. Porque etiqueta no fundo, é isto: gestos de bom senso, sinceridade e carinho agrupados de forma a facilitar a nossa vida. Pode apostar.

Gostou? Eu também. E é importante que tenha ciência logo no início de sua leitura que todas as orientações contidas nesse blog, visam melhorar nosso dia-a-dia, com muitas e muitas doses de: bom senso, educação, sinceridade (e por que não empatia?). Esse é o meu desejo. Afinal, quando nos colocamos no lugar do outro mudamos nossa maneira de pensar, de se comportar e, conseqüentemente, de agir (pelo menos deveria ser assim).

As noções de comportamento existem para serem usadas em todo e qualquer lugar - mas é claro que o contexto deve e precisa ser levado em consideração. Difere-se quem sabe contextualizar e adequar sua conduta nos momentos, cenários e públicos apropriados. Faço questão de mencionar isso, pois, é incrível como as pessoas só associam etiqueta com o saber se portar à mesa, não é mesmo? Para alguns, etiqueta só serve para ensinar a usar os talheres num jantar requintado ou para ser usada naquelas ocasiões em que precisamos nos vestir como “pingüins”. Não é muito difícil ouvir alguém dizer que etiqueta é "coisa de gente rica"! Engano total, todos nós precisamos de orientações básicas de comportamento, afinal, como bem frisado pela Consultora de Comportamento Profissional e Etiqueta, Maria Aparecida A. Araújo:

ETIQUETA

Ajuda nos relacionamentos pessoais;
Ajuda nos relacionamentos sociais e profissionais;
Ajuda a arrumar um ótimo emprego;
Ajuda a conquistar e manter clientes;
Ajuda a ser um líder;
Ajuda torná-lo uma pessoa sempre bem-vinda, aonde quer que chegue;
Ajuda a fazer e conservar amizades;
Ajuda a conseguir namorados;
Dá as ferramentas para trabalhar em times;
Ajuda a fazer bons negócios no mundo todo;
Dá segurança em ocasiões cerimoniosas;
Orienta sobre a roupa certa para as diversas ocasiões;
Ensina a respeitar o semelhante;
Dá consciência social;
Ensina a ser um bom cidadão;
Ajuda a educar os filhos;
Faz você ser e parecer bem-educado;
Faz a vida mais leve.


Abraços e até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário