domingo, 1 de novembro de 2009

Falando nisso... cuidado com os gestos!



É fundamental prestarmos atenção em nossos gestos. Afinal, muitos deles podem dar margens para dupla ( e até tripla ) interpretação.

Ao gesticular é preciso dispensar alguns segundos para avaliarmos se determinados gestos devem ou não serem usados.

Devemos evitar gestos que expressem "tamanhos", que lembrem partes do corpo ou ainda que possam dá margens para interpretações obscenas.

Na dúvida, evite também gestos que pareçam comuns, como o "ok" feito com a junção do dedo polegar (dedão) com o indicador, os famosos "chifrinhos" muito utilizados por amantes do rock e tantos outros.

Muitos gestos são utilizados como "códigos" em grupos e comunidades bem específicos. Por essa razão, não dá pra correr o risco de fazermos um gesto querendo dizer uma coisa e sermos interpretado de uma maneira completamente diferente.

Querem um exemplo? No Japão, quando levantamos os dois dedos indicadores e colocamos as mãos na cabeça (acima das orelhas), formando um par de chifres, estamos dizendo, na verdade, que alguém está bravo, furioso ou coisa do tipo? Diferente, né? Para aqueles que desejam se aprofundar no conhecimento dos gestos japoneses existe um livro chamado: "70 Japanese Gestures – No Language Communication". O livro é completamente ilustrado e mostra 70 gestos, desde os mais tradicionais até alguns engraçados, bizarros e ofensivos! Perceberemos após a leitura desse livro que os japoneses têm gestos bem esquisitos, e também alguns que são semelhantes aos que usamos no Brasil, mas com significados completamente diferentes.

Por isso é melhor ponderarmos um pouquinho antes de sair por aí, "distribuindo" gestos de forma impensada!

3 comentários:

  1. Concordo completamente com esse Post , pois realmente os gestos tem varias interpretações diferentes e podemos nos equivocar com eles ne , então vale ficar atento a eles ..rsrsr

    ResponderExcluir
  2. Em uma entrevista e errado colocar as maos sobre a mesa??? fazer alguns gestos ??

    ResponderExcluir
  3. Raphael, boa noite! Então... nunca fiquei sabendo de nenhum caso de alguém que tenha perdido sua vaga em um processo seletivo por ter colocado as mãos em cima da mesa. Acredito que se conseguir deixá-las soltas e os braços confortáveis poderá ser ainda mais bem sucedido em suas respostas, pois os gestos irão "nascer" de forma espontânea. Falando nos gestos, cuidado com os citados acima e treine frente ao espelho. LEMBRE-SE: seus gestos precisam ser condizentes com o discurso. Boa sorte e sucessos sempre!

    ResponderExcluir