domingo, 15 de novembro de 2009

Os olhos são a janela da alma... e podem dizer muito sobre você!


Dizem que somos cegos aos nossos próprios vícios e defeitos. Imagine então se pensarmos que somos cegos à nossa expressão facial, gestos e postura, isso faz dobrar nossa atenção e preocupação frente aos nossos relacionamentos pessoais e profissionais.

É praticamente impossível disfarçarmos o que estamos sentindo pelo olhar - mesmo que nossas palavras digam o contrário, nossa tristeza, melancolia, ansiedade, euforia, e por que não dizer alegra, ficam quase que evidentes quando nosso interlocutor está atento à nossa janela anterior.

Mas, para ser chique não é preciso fingir o que estamos pensando ou sentindo e é por essa razão que vou abordar nesse post outros aspectos relacionados ao olhar e que dizem respeito à elegância.

Pra começar, quero falar sobre aquelas pessoas que falam com você, mas olham para outra direção (ou você nunca conheceu alguém com essa característica?). Essa atitude pode transmitir várias mensagens e interpretações para o outro, como por exemplo, que a pessoa está mais preocupada em observar o redor do que em manter o diálogo, ou ainda que, a outra pessoa não é digna da sua atenção. Se uma pessoa com essa caracterísitca participa de um processo seletivo sem se preocupar com a questão do olhar, e não mantém contato visual com os presentes, inclusive com o entrevistador, sua reprovação será quase certeira, mesmo que possua competências, habilidades e todos os atributos para vaga.

O olhar é fundamental. Além de sempre olhar nos dentro dos olhos das pessoas enquanto conversa, é importante que seu olhar transmita o máximo de simpatia e de convicção. Afinal, de nada adianta olhar, mas não "enxergar" o outro. Olhe sem medo e concetre-se no diálogo.
Quero citar também as pessoas que ficam lançando olhares enquanto conversa. Você já conheceu pessoas que estão sempre com aquele "olhar 43" ou que parecem estar o tempo todo em um processo de sedução? É intragável. A não ser que essa seja de fato a intenção, não dá pra sair por aí lançando olhares sedutores por todos os lados. Todo mundo percebe e podem gerar bastantes constrangimentos.

E para finalizar, quero fazer menção às pessoas que adotam o péssimo hábito de usar óculos escuros em ambientes fechados. Óculos escuros existem e devem ser usados ao ar livre e durante o dia (mesmo que seja um "Armani" você está proibido de usá-los em ambientes fechados, caso queira ser conhecido como uma pessoa chique e elegante). À noite então, nem se fala... se nem para os cantores de rock existe tal abertura (embora eles não estejam muito preocupados com isso), imagine para nós. Na dúvida, melhor não arriscar.

Observação: para as pessoas que são fotofóbicas (que precisam evitar por aversão ou que têm problemas com a luz) já existem as lentes fotocromáticas, que ficam mais claras quando se entra em um ambiente mais escuro. Por isso, nos dias de hoje, com todas as soluções existentes, todos temos condições de acertar nesse aspecto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário