segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Será que sabemos receber e retribuir a convites?


Pode parecer uma tarefa simples, mas ao receber um convite vários fatores precisam ser levados em consideração.

Preciso confessar que, concordo com os autores que diz que o povo mais complicado de se convidar é o povo brasileiro. Na sequência você entederá o porquê desse comentário.

É comum pessoas que ao receberem um convite o estende a várias outras pessoas: amigos, familiares, etc. Trata-se de uma deselegância tamanha, afinal, é preciso saber distinguir um convite individual de um coletivo.

Se formos seguir a risca as regras de etiqueta, quando estiver escrito em um convite "Sr e Sra Fulano de Tal", deverá se dirigir à festa apenas o casal (nada de filhos, parentes e agregados).

Se porventura, a subscrição contida no envelope for "Sr Fulano de Tal e Família", entende-se que o convite é extensivo à família do convidado. Apenas para evitarmos problemas de compreensão, quero esclarecer que filhos já casados não estão incluídos neste convite. Uma vez casado, uma nova família foi constituída e, em função disso, precisa receber convites separadamente.

Embora esteja cada vez mais em desuso, pode ser que você receba um convite que, ao seu final, diga "favor confirmar presença" ou traz a seguinte abreviação "R.S.V.P.". Isso quer dizer que a pessoa que o convidou deseja saber se você vai (ou não) ao evento para uma melhor programação e logística.

Você tem 48 horas para dar a resposta e não faze-lo é uma falta de educação sem tamanho.

Aqui está uma coisa que o brasileiro faz muito... sugerir convidados. Já vi acontecer diversas vezes e trata-se de uma atitude abominável. Por maior que seja a intimidade que você tenha com a pessoa que está organizando o evento ou a festa para o qual você foi ou está sendo convidado, nem pense em sugerir nomes de quem quer que seja de seu interesse para ser incluído na lista. Só convidamos quem queremos quandos somos nós o anfitrião ou organizador do evento, certo? Se acharmos que fulano ou cicrano merecem um convite, devemos nós mesmos realizar alguma coisas em nossa casa e convidar essas pessoas - principalmente, se for retribuição de uma gentileza e ou de um convite recebido e já aceito por você.

E você, querido leitor como está se saindo nesse aspecto? Anda recebendo pouca gente em sua casa? Ou você é daquele tipo de pessoa que aceita todo e qualquer convite mas, por ene razões, dificilmente retribui? Se respondeu afirmativamente a estas duas questões, quero convidá-lo a parar e repensar sua atitude diante da vida e diante de seus amigos. Precisamos cuidar muito bem da nossa imagem social, caso contrário, já já - e não demora nada - vamos perceber que os convites começarão a diminuir, diminuir, ao ponto de quase desaparecerem e, se não cuidarmos, acabaremos sozinhos e isolados em "nosso mundinho"!

Nossas vidas são constituídas de relacionamentos e como tal precisa ser encarada com uma via de mão dupla: em que recebemos - mas sabemos retribuir! E por mais que nos sintamos chegados e íntimos demais de nossos amigos, familiares e parentes, não podemos esquecer que um pouco de cerimônia (e às vezes até certo protocolo) dá sabor e um tempero especial às relações e sempre nos afasta do risco de passarmos a conviver de forma invasiva, aproveitadora - e, é óbvio, mal educada! Ou alguém deseja passar esse tipo de imagem aos outros? Eu e você, certamente, não!

Nenhum comentário:

Postar um comentário