sábado, 2 de janeiro de 2010

Comece o ano acertando, afinal, a primeira impressão é a que fica!

"Nunca teremos uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão"

Quem nunca ouviu a expressão acima, não é mesmo? Para nós, especialistas em etiqueta empresarial, esta é a lição número um. É quase que um mandamento que devemos ter sempre impresso, bem visível e por perto.

Como você, querido leitor, tem percebido, a etiqueta empresarial vai muito além da questão do uso correto dos talheres. Nesse post conheceremos outros fatores que podem impactar positivamente no primeiro contato com o cliente.

Parece até clichê falar da exigência dos clientes dos nossos dias e do quanto o mercado está acirrado e cruel, mas em alguns momentos precisamos relembrar alguns detalhes. Clientes de uma maneira em geral, não se satisfazem mais com produtos e serviços de qualidade, preço justo, boas condições de pagamento, prazos cumpridos e coisas do tipo. Profissionalismo refletido em ações de educação, polidez, bom atendimento e excelente relacionamento é o que eles procuram ao fazerem suas escolhas e os critérios de decisão ao criarem devotamento por determinada empresa frente à outra.

Essas características expressam em partes o perfil do profissional que o mercado busca. Extremamente capacitado e qualificado para sua função, que tenha iniciativa de conhecer o segmento no qual seu cliente atua, que deseja ser bem-sucedido, que tenha boas maneiras e um visual correto e adequado.

Frente a essas revelações, você deve está se perguntando:

"Mas, o que fazer antes da primeira visita àquele cliente que batalhei tanto para conseguir, a fim de conquistá-lo definitivamente?"

Dica de Ouro: planejamento e preparação. É preciso sim, dedicar tempo para uma "boa lição de casa". Estudar sobre a empresa, sobre o segmento de atuação, números recentes e relevantes, demonstra ao cliente que você está interessado em realizar uma negociação ganha-ganha e que, de fato, está preocupado em oferecer as melhores soluções (customizadas e adequadas ao negócio) para sua empresa.

Assim é possível prestar um atendimento
diferenciado, gentil e comprometido. E nem precisa ser um cliente muito experiente para conseguir distinguir quem realiza simples negócios, daqueles que estão voltados para a gestão da qualidade nos seus serviços prestados e nos produtos oferecidos.

Algumas dicas para acertar de primeira:

* Cuidado com os trajes! Ao visitar e ou receber um cliente é preciso discrição e sobriedade. Vista-se adequadamente e evite excessos! Você deve lembrar sempre que não está indo a uma festa e sim ao encontro empresarial. Ternos, terninhos e tailleurs para as ocasiões mais formais e esporte fino quando o cliente for um pouco mais informal ao vestir. Mas em hipótese alguma use camiseta e tênis branco - salvo, se for uma estratégia comercial (o que eu duvido muito).

* O mesmo com os perfumes - opte pela discrição.

* Nem preciso escrever sobre a pontualidade, não é mesmo?

* Nunca se apresente sem seus cartões de visitas. Dizer que acabaram, também está proibido - revela uma certa desorganização - melhor não dizer nada!

* Desligue o celular no elevador e não converse. Neste lugar só se deve cumprimentar o ascensorista e depois agradecer.

* Falando no celular... durante a reunião / encontro, ele precisa permanecer desligado ou no silencioso.

* Ao entrar numa sala, não sente em qualquer lugar. Espere o seu cliente indicar o local.

* Se estiver junto com outro colega numa reunião, nunca sente um em frente ao outro. Vocês devem sentar-se lado a lado para evitar que o cliente não tenha que virar a cabeça toda hora para dirigir-se a cada um.

* Na reunião, evite gestos espalhafatosos ou que demonstrem nervosismo, como balançar o pé, mexer nos objetos da mesa do cliente ou falar sem parar.

* Evite (com todas as suas forças) falar sobre temas polêmicos -religião, política ou futebol.

* Não use termos técnicos com o cliente e, principalmente, não lhe diga "como o senhor deve saber". Isso porque se ele não souber criará um constrangimento que pode afetar seu relacionamento futuro.

* No seu dia-a-dia não economize sorriso, elogio e agradecimento. Estes são importantes mecanismos para fazer amigos e conquistar a simpatia das outras pessoas.

Abraços, espero que tenha gostado das dicas!

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